Imagem capa - COMO ESCOLHER O FOTÓGRAFO DO SEU CASAMENTO por Tropicália Fotografia
Para Noivas

COMO ESCOLHER O FOTÓGRAFO DO SEU CASAMENTO


Sabemos que organizar um casamento por si só já é uma tarefa ENORME! Lidar com orçamentos, prazos, reuniões e pesquisa pode deixar qualquer uma louca. Com tantas opções você pode acabar caindo no que é chamado de paradoxo da escolha, em que há opções demais e, na dificuldade de decidir pela melhor opção sem ter prejuízo, a pessoa acaba fazendo uma escolha precipitada e depois se arrependendo.

Toda essa pressão é ainda maior quando tratamos da fotografia do seu casamento! Sempre brincamos que os fotógrafos são tranquilamente os fornecedores menos importantes no dia do casamento, mas os únicos que são importantes depois.

Por esse motivo criamos esse guia para te ajudar a entender que fatores devem ser levados em consideração para a escolha do registro do seu grande dia. Espero que ele te ajude a tomar uma decisão mais tranquila e que seja uma leitura divertida pra você. :)

AVISO: Esse artigo não é para noivas que querem dicas rápidas e genéricas. Pesquisamos e trabalhamos bastante para trazer um conteúdo bem recheado para as pessoas que entendem o real valor da fotografia no seu casamento e precisam de ajuda para entender melhor quais pontos são relevantes!


PASSO 01 - DEFININDO O ESTILO QUE COMBINA COM VOCÊ




O primeiro passo é entender que tipo de registro combina mais com vocês e o casamento que estão sonhando! Resumidamente falando, existem dois tipos de cobertura:

Tradicional - Se você é do tipo que se encanta com o álbum de fotos da sua mãe e da sua avó, você vai AMAR esse tipo de cobertura! A fotografia tradicional de casamento preza por fazer capturas técnicas e estáticas das fotos. Geralmente ela conta com mais fotos paradas, poses e posicionamentos elaborados, e composições de luz mais trabalhados para criar um produto final técnicamente impecável. Muitas vezes o resultado dessa cobertura lembra bastante um ensaio de moda e rende muitas fotos bonitas.

Documental - Se você não consegue conceber a ideia de ficar horas posando pra foto enquanto seu casamento está rolando, talvez você deva considerar uma cobertura documental. Também chamada de "fotojornalística", esse tipo de fotografia preza pelos momentos e emoções. A caça pela luz perfeita é substituída pela busca da história real do seu casamento.  Aqui não se para e nem posa. O casamento acontece, abraços e beijos são dados, suas pernas ficam doendo de tanto dançar e, no final, você recebe um lindo registro de como tudo aconteceu e de histórias que você nem viu rolando.

Acreditamos que um bom fotógrafo sabe caminhar entre os dois estilos quando necessário, mas também deve ter uma preferência clara sobre a forma de cobertura para que o registro do seu casamento não fique desconexo e sem sentido. Hoje em dia todo fotógrafo de casamento se diz "contador de histórias". Uma boa forma de saber o estilo do fotógrafo, o que ele realmente valoriza e a forma de trabalhar é pesquisar o seu trabalho e dar uma boa olhada em sua galeria de fotos favoritas e em publicações de trabalhos completos. Se houver mais fotos de detalhes, ensaios posados e decoração é isso que ele irá buscar no seu casamento. Se houver mais fotos de interações entre pessoas, sem poses e momentos emocionantes é essa a história que ele irá contar. Falando em pesquisar, podemos entrar no próximo tópico:



PASSO 02 - DEFINA DATA E ORÇAMENTO



Agora que você entendeu que tipo de fotografia você vai procurar, é interessante definir a data do seu casamento e o orçamento que você vai separar para fotografia. Sem essas duas informações pouco vale pesquisar pelos fotógrafos pois você vai descobrir que o fotógrafo que você gostou e conversou não vai saber te dizer se tem a data livre pra você ou se vai estar dentro do orçamento. 

Se você não sabe por onde começar o orçamento você pode estipular uma faixa inicial entre 10% até 20% do orçamento total do casamento para fotografia (isso varia muito de acordo com o tamanho do seu casamento) e depois ir ajustando. Se o seu orçamento está um pouco mais apertado uma dica que sempre damos é a de garantir o registro completo do dia primeiramente, esperar o casamento e todos os pagamentos passarem, e depois resolver com mais calma sobre adquirir o álbum do seu casamento.

Se o fotógrafo que você adorou está um pouco fora do seu orçamento, vale conversar com ele e, mesmo que talvez ele não possa te dar um desconto muito grande, talvez ele possa facilitar a forma de pagamento para deixar as coisas mais suaves.

Na hora de comparar, compare VALOR e não PREÇO! Valor é o que o fotógrafo te entrega, preço é o que você paga. Um fotógrafo R$1.000,00 mais barato pode parecer um ótimo negócio - e, com sorte, pode até ser mesmo -, mas você pode descobrir que ele trabalha menos horas ou não se dedica exclusivamente ao seu casamento. Para aprender a descobrir EXATAMENTE que valor esse fotógrafo está entregando pelo preço que está cobrando, é só seguir lendo! ;)



PASSO 03 - PESQUISANDO POR FOTÓGRAFOS





Encontrar os fotógrafos é a parte mais fácil, mas mesmo assim temos algumas dicas legais pra te ajudar a achar mais opções. 

O primeiro lugar, claro, é no Google fazendo a pesquisa FOTÓGRAFO DE CASAMENTO + "SUA CIDADE". Vale a pena olhar até a segunda e terceira página pois dependendo da quantidade de fotógrafos na sua cidade pode haver boas opções escondidas por lá. Outro motivo pra isso é que geralmente a primeira página do Google para qualquer coisa relacionada a casamento é completamente tomada pelos sites de casamentos, e aí fica a nossa segunda sugestão! 

Os sites especializados em casamentos são boas opções pra achar diversos fornecedores também e até mesmo já ir pesquisando seus preços iniciais... mas tem uma pegadinha neles! Se vocês pedirem um orçamento diretamento pelo site somente os fornecedores que pagam a plataforma receberão o seu contato pra te responder! Então se você gostar de alguma proposta por lá, é bom procurar o fornecedor por fora.

Por fim, mas não menos importante, vale ouvir as indicações de amigos e da cerimonialista. Eles vão te contar diretamente a experiência de ter esse dia tão importante registrado por aquele fotógrafo específico e vão poder te mostrar o registro completo feito para eles!

Pra finalizar essa sessão, vale lembrar que você deve começar com MUITA ANTECEDÊNCIA. Por causa da pandemia gerada pelo COVID-19 boa parte dos casamentos planejados para 2020 foram realocados para 2021 e 2022, deixando todos os forncedores com agenda ainda mais limitada!



PASSO 04 - GOSTOU DO TRABALHO? CONHEÇA A PESSOA!





Já parou pra pensar quantas horas do seu casamento você vai passar perto do seu fotógrafo? 6? 10? Nós já chegamos a cobrir um casamento por 19 horas seguidas! Imagina passar esse tempo todo ao lado de um ser humano CHATO! hahaha Não precisa ser tão trágico, mas já que esse fornecedor vai passar tanto tempo perto de vocês, é melhor que role aquela química legal e que vocês se sintam confortáveis para ser quem são perto dele. 

Por isso é importante que, depois de definir seu estilo e selecionar os fotógrafos que vocês tenham gostado do trabalho, vocês conheçam pessoalmente o fotógrafo pra ver se rola aquela ligação de pessoa com pessoa mesmo. Pode ser no espaço dele, em um café ou até mesmo por ligação de vídeo se a situação pedir, mas é MUITO importante trocar uma ideia!

Vocês devem falar sobre vocês, suas expectativas quanto as fotos, procurar saber um pouco mais sobre o profissional na sua frente e porque ele decidiu se tornar fotógrafo. Depois de conversar sobre vocês, o fotógrafo e o casamento em si, vocês já vão sentir se gostariam de ter essa pessoa próxima de vocês durante um dia inteiro, então precisam entender qual é a forma e fluxo de trabalho (olha que gancho lindo para o próximo tópico hahaha)



PASSO 05 - QUESTIONE A FORMA DE TRABALHAR




É aqui que você descobre o valor que vai receber pelo preço que você vai pagar. A maioria dos noivos que atendemos acaba não sabendo o que é importante saber para fotografia do próprio casamento. Isso acontece por um motivo muito óbvio, na verdade: a maioria deles está casando pela primeira vez (se der tudo certo a única haha).

Por isso preparamos uma lista de coisas que consideramos vitais pra você saber e se sentir segura de contratar o seu fotógrafo:

QUANTAS HORAS DE TRABALHO ESTÃO INCLUÍDAS? Apesar de não se aplicar a nós - que preferimos cobrar pelo evento inteiro independente do número de horas - ainda há muitos profissionais que preferem deixar isso mais limitado. É bom deixar bem claro que horas eles pretendem começar e terminar a cobertura do seu casamento! Essa informação te diz quanto da sua história vai ser contada.

QUEM É A EQUIPE QUE VAI ESTAR NO MEU CASAMENTO? Cada fotógrafo tem sua forma de trabalhar. Nós, por exemplo, não fazemos casamentos com mais de 50 convidados com menos de 2 fotógrafos (Eu e a Verônica). Se o fotógrafo que você se interessou tem um negócio solo e leva um assistente ou  um segundo fotógrafo com ele, é bom saber se não é alguém indesejado por alguma sorte do destino. Assim você vai saber com quem você vai lidar no seu casamento.

• QUAL A POSTURA DURANTE O CASAMENTO? Novamente existem propostas diversas nessa área. Nós, por exemplo, tomamos uma postura menos intrusiva principalmente durante os making-ofs e cerimônia. Preferimos nos manter discretos e não interferir nem interromper nada do que está acontecendo. Durante a festa/recepção nós somos mais "participativos" pois preferimos estar dentro da festa registrando os acontecimentos pela visão dos noivos e convidados, mas ainda sem interferir nem parar ninguém. Isso faz parte do nosso estilo documental de fotografar. Alguém mais tradicional talvez seja um pouco mais intrusivo e pode acabar parando o making-of, cerimônia e festa pra garantir a foto perfeita. Também preferimos evitar o uniforme preto de "fotógrafo funerário" em casamentos diurnos hahaha Preferimos nos mesclar mais com os convidados para chamar menos atenção e poder roubar mais cliques desavisados. Algumas pessoas preferem manter o padrão da roupa sempre preta e formal para "comunicar maior profissionalismo" e ser mais fácilmente localizado quando necessário.

QUANTOS CASAMENTOS SÃO FEITOS POR FINAL DE SEMANA? Diversos fatores determinam a carga máxima de trabalho de um profissional. Se ele tem diversas equipes de fotografia, funcionários para tercerizar a edição e um prazo longo de entrega, ele consegue absorver múltiplos casamentos em um final de semana (talvez até no mesmo dia). Nós trabalhamos com uma estrutura enxuta pois preferimos controlar todos os processos e dar atenção pessoalmente para cada trabalho. Além disso prometemos um prazo de entrega mais curto que o normal, então não podemos pegar dois casamentos na mesma semana pois isso afogaria nosso fluxo de trabalho. Assim você vai saber que nível de atenção e que prazos você pode esperar. Falando em prazos:

QUAIS SÃO OS PRAZOS E FORMA DE ENTREGA DAS FOTOS? É muito importante perguntar isso para o fotógrafo para não haver surpresas desagradáveis no final de tudo. Ainda existem profissionais que necessitam de um prazo de até 1 ano para entrega dos arquivos finalizados do trabalho completo. A forma de entrega também é muito importante. Recomendamos evitar mídias mortas como CDs e DVDs pois está cada vez mais difícil arranjar um lugar para executá-las. Nós optamos por serviços de nuvem para fazer uma entrega rápida e segura e, adicionalmente, o pendrive para vocês terem também as fotos em um local físico além de já ter uma segunda cópia de segurança das fotos. Cópias de segurança são muito importantes e são a próxima sugestão de pergunta.

QUAL O MÉTODO DE BACKUP DAS FOTOS? Para não nos alongarmos muito pois essa parte é um pouco extensa, resumidamente nós tentamos sempre sair do casamento com 3 cópias das fotos em diferentes lugares e em determinadas fases do trabalho chegamos a ter até 6 cópias das fotos para evitar qualquer tipo de tragédia. Aqui, na nossa opinião, não existem diferentes formas de trabalhar e sim a forma certa e segura.

• COMO É FEITA A SELEÇÃO DAS FOTOS PARA O ÁLBUM? Tradicionalmente existem duas formas. Enviar todas as fotos pros noivos e deixar que vocês enviem de volta uma lista de fotos que desejam no álbum. A vantagem dessa forma é o total controle sobre quais fotos irão ficar no álbum, mas o problema é a agonia gerada pela falta de experiência para selecionar fotos para esse propósito o que acaba fazendo essa seleção demorar meses (acredite, às vezes até anos). Outra forma é deixar o fotógrafo montar o álbum para contar a história que ele entendeu sobre vocês fazendo um livro mais artístico e autoral. O resultado é quase sempre lindo, artístico e mais rápido, mas algumas imagens importantes para vocês podem acabar ficando de fora. Nós gostamos de fazer um meio termo em que montamos uma prévia do álbum e levamos até você para fazermos uma assessoria sobre quais fotos poderiam entrar, quais vocês querem que saiam e quais estão fazendo falta no álbum.



PASSO 06 - SE PUDER, FAÇA UM ENSAIO PRÉ-CASAMENTO




Para nós o ensaio pré-casamento tem duas grandes funções. Uma é a de registrar vocês em momento divertido, íntimo e verdadeiro. Registrar a juventude de vocês um pouco antes de casar e poder ter a memória física de vocês como namorados para mostrar para as próximas gerações. A segunda é um pouco mais técnica, mas de igual importância. Ter a experiência de ser fotografada antes do seu casamento pelo fotógrafo que vai registrar o seu grande dia vai aumentar a conexão entre vocês, além de te deixar treinada e confiante de que o resultado de tudo será incrível.

_______________________________________________________________



Achou que eu estava brincando quando eu disse que a gente trabalhou muito nesse conteúdo, né? hahaha Nos esforçamos tanto pois acreditamos que nossa missão é proporcionar aos noivos que conversam conosco o melhor registro possível que tenha a cara deles e nada mais, mesmo que as pessoas certas para isso não sejamos nós. Tem muita gente casando por aí e nós sabemos que não precisamos fechar um casamento só pelo dinheiro pois tem pessoas que compartilham dos nossos valores e crenças e vão se identificar conosco. Se você é uma dessas pessoas incríveis e está procurando por um fotógrafo para o seu casamento, você pode chamar a gente pra conversar clicando AQUI ou pelo menu do nosso site. Espero que tenha gostado do conteúdo, e até a próxima! ;)