Imagem capa - 6 DICAS INCRÍVEIS PARA VOCÊ TER O ENSAIO DE GESTANTE PERFEITO por Tropicália Fotografia

6 DICAS INCRÍVEIS PARA VOCÊ TER O ENSAIO DE GESTANTE PERFEITO

O início da história do seu filho ou filha!



Oi, aqui quem fala é a Vê e antes de começar quero te parabenizar por estar passando por esse momento incrível e mágico! Inclusive, é normal que no meio desse turbilhão de emoções, hormônios e mudanças você talvez não esteja gostando tanto do seu corpo. Queremos te dizer que o melhor a se fazer é confiar no fotógrafo, pois um bom profissional vai saber deixar você confortável. Logo logo você não terá esse barrigão, e é muito provável que sinta até falta dele! A janela para registrar esse momento único é curta então aproveite pra eternizá-lo. Aliás, isso nos leva a nossa primeira dica:


1 - NÃO ESPERE DEMAIS





Primeiro queremos te perguntar: já pensou o porquê de registrar só o final, se a gestação é um processo longo e lindo? Uma primeira opção/dica que te oferecemos é a de fazer um acompanhamento trimestral ou mensal do seu bebê se desenvolvendo dentro de você em sessões mais curtas. Imagine ter fotos da sua barriga crescendo pouco a pouco ao longo dos meses! ♥

Quanto a fazer “o” ensaio de gestante existe um “período ideal” para sua execução que é entre a 28ª e 32ª semana de gestação. Esse é o período em que sua barriga deve estar bem grande e redondinha, e você não vai estar inchada.

Outro motivo para você não esperar demais é que após a 32ª semana de gestação a mamãe costuma começar a perder um pouco do pique e mobilidade pra ficar caminhando e fazer uma sessão um pouco mais longa. Então é aconselhável que você se programe pra tudo sair perfeito.


2 - LOCAL E HORA





O local é uma das primeiras coisas que definimos apesar de não ser necessariamente a mais importante! A 1ª dica é avaliar se existe algum lugar que tenha algum valor afetivo pra você. Estar em algum lugar que você tem alguma relação ajuda adiciona mais uma camada de sentimento nas suas fotos. Uma opção bem legal é fazer na sua casa mesmo! Fazer um ensaio em casa, além de muito confortável, deixa as fotos com um tom mais descontraído e íntimo.

Mas se esse lugar não existe ou você não gosta da ideia de fotografar em casa, não precisa ficar chateada. Nesse caso vale nos contar um pouco sobre sua personalidade e sobre a sua expectativa das fotos. O ensaio externo é, sem dúvida, o mais requisitado pelas mamães! Se você ama natureza existem vários hoteis lindos com um paisagismo que remete ao campo, cachoeiras para os trilheiros ou a praia pra quem é apaixonado pelo verão! Se só de ouvir a palavra natureza você teve calafrios você não precisa (nem deve) se adequar a esse tipo de fotos. Um ensaio urbano pode ser a escolha certa se você se identifica mais com a cidade do que com o campo.

Quanto a hora com certeza sempre indicamos os horários próximos do nascer e por do sol! São horários em que o sol está mais baixo e num tom mais alaranjado que deixa a iluminação das suas fotos muito lindas! Recomendamos fugir dos horários entre 11 da manhã e 2 da tarde pois além de ser um horário de sol muito forte pra mamãe, sua posição colabora menos para uma iluminação cênica nas fotografias.


3 - ROUPA




Essa é, provavelmente, a maior dúvida das gestantes que marcam um ensaio com a gente. A primeira coisa a se fazer é definir o tipo de ensaio que você deseja para se vestir de acordo. Não rola ir de salto pra andar na grama do campo e nem um boot cowgirl no meio do asfalto, né? haha

Também vale pensar se você se interessa nesses ensaios que estão na moda com aqueles vestidões esvoaçantes feitos com metros de tecido. Particularmente não disponibilizamos esses looks, pois eles não se encaixam no nosso trabalho. 

Nossa proposta é a de fazer um registro documental , ou seja, criar um documento visual que conte para as próximas gerações como você era, se vestia e o que gostava de fazer. Apesar de render fotos bem bonitas - quando bem feito - nós temos a impressão que esses vestidos fazem a gestante parecer que está fantasiada pra fazer fotos. Outro motivo é que consideramos o perigo desse tipo de trabalho ficar datado e fora de moda daqui algum tempo, e preferimos te garantir um registro atemporal e que permaneça bonito independente de quando você olhar pra ele.

Então pra facilitar sua vida te convido a dar uma olhada na nossa sessão de gestantes dos nossos trabalhos clicando AQUI. Lá você consegue ver como cada mamãe usou as peças que tinha para expressar a própria personalidade e estilo.


4 - MAQUIAGEM E CABELO





Essa é uma dica mais geral de ensaios! A maquiagem para ensaios costuma ser um pouco diferente da maquiagem para evento, por exemplo. Recomendamos que seja algo bem leve e somente corretiva mesmo, para que suas fotos sejam atemporais e permaneçam lindas mesmo daqui a 20 ou 30 anos. Também devem ser maquiados pescoço, colo, orelha e nuca para que o tom de pele não se destoe em relação ao do rosto.

Em relação ao cabelo, vale a mesma dica de ser simples e natural. Recomendamos no máximo uma escova para os cabelos lisos, uma definida nos cachos e por aí vai. “Nada de penteados elaborados ou maquiagem de festa”.


5 - INCLUA O PAI E/OU FAMÍLIA





É verdade que você e a vida que você está gerando são as estrelas principais desse processo, mas o pai e a família também são muito importantes!

Normalmente os homens tem uma certa resistência quanto a serem fotografados por um profissional, mas vale conversar sobre o assunto com antecedência para explicar a importância desse registro e como o filho ou filha de vocês vai achar isso lindo daqui a alguns anos. É super valido também trazer membros importantes da família para fazer parte do registro, assim como animais de estimação, para tornar tudo ainda mais único e pessoal. Mas não se esqueça de incluí-los somente por um período, pois a sessão continua sendo sua 😉


6 - ENTENDA PORQUE VOCÊ ESTÁ FOTOGRAFANDO ESSE MOMENTO





Por último e mais importante: você já parou pra pensar porque a fotografia de gestantes está tão em alta no últimos anos? Você tem as fotos da gestação da sua mãe? A resposta mais provável é “não”, com exceção de algumas poucas fotos caseiras no fundo da gaveta se você tiver sorte. Acontece que o costume de fazer um ensaio durante a gestação se popularizou somente nos últimos anos, o que pra nós é uma pena.

A fotografia de Gestantes representa algo que eu e o Lucas acreditamos e porque nós decidimos ser fotógrafos, que é o poder das histórias e no valor inestimável das memórias através do tempo. Quando vemos essas fotografias não vemos apenas imagens bonitas das nossas clientes. Nós vemos você mostrando esses registros pra sua filha daqui a 10, 20 anos, e apontando como vocês tem os mesmos olhos, ou para seu filho dizendo que ele tem o nariz do pai...


DICA BÔNUS - TENHA UM ÁLBUM FOTOGRÁFICO





Você tem um livro fotográfico em casa? Nós esperamos que sim, pois só quem tem um foto-livro nas mãos sabe a experiência INCRÍVEL de sentar com esse registro na sua mão e relembrar os momentos do início do namoro, do casamento e - no seu caso agora - da gestação.

Imagine você sentada ao lado do seu filho ou da sua filha daqui a uma, duas décadas com esse registro físico nas mãos. O álbum é a única manifestação física das suas memórias e da história da sua família. Os álbuns são as maiores joias e heranças que uma família pode ter. E se a sua gestação faz parte da história e do legado da sua família, vale a pena lembrar como ela será contada.

Esse post é um complemento ao artigo COMO SE PREPARAR PARA UM ENSAIO FOTOGRÁFICO.