Imagem capa - COMO SE PREPARAR PARA UM ENSAIO FOTOGRÁFICO por Tropicália Fotografia

COMO SE PREPARAR PARA UM ENSAIO FOTOGRÁFICO

Se prepare para esse dia ser perfeito!



Olá! Aqui quem fala é o Lucas e esse post foi feito para orientar nossos clientes e amigos em como se preparar para o ensaio que está chegando. Se você caiu aqui de paraquedas tentando se preparar para o ensaio com outro fotógrafo, sinta-se à vontade e aproveite as dicas (mas não deixe de conversar com ele ou ela sobre o que você leu aqui, pode ser que ele não concorde com alguma coisa. Também tenha em mente que nós somos um casal de fotógrafos documentais em Nova Friburgo, então os estilos podem ser diferentes). 





Acho que seria justo dizer que a maioria das pessoas (mesmo as que não se acham fotogênicas) em algum momento já imaginou fazer uma sessão de fotos bem pensada, feita com qualidade e carinho. Afinal de contas, colocar uma foto emoldurada em casa é uma tradição tão antiga quanto a própria fotografia! Por esse motivo é que criamos essa postagem aqui no Blog! Entendemos que boa parte das pessoas não está acostumada a ter aquele "canhão" (vulgo câmera profissional hahaha) apontado para o rosto disparando sem parar, e no primeiro momento é compreensível o nervosismo antes de um ensaio. Então vamos às dicas?


1 - MAQUIAGEM E CABELO





Começamos de cara por uma das coisas mais importantes: A MAQUIAGEM! Por isso recomendamos muito que vocês façam com alguém que seja profissional no assunto! A maquiagem costuma ser a primeira dúvida que chega pra gente durante o arranjo do ensaio. Nós geralmente recomendamos algo bem simples e natural, sem deixar seu toque pessoal de fora! A maioria dos (nossos) ensaios não pede uma maquiagem carregada e pesada, pois costumamos trabalhar com uma pegada mais despojada e natural, mas um delineado e um batomzinho nunca fizeram mal a ninguém não é mesmo? Inclusive não esqueça de levar o batom para retoques durante o ensaio!


Não se esqueça de disfarçar espinhas, cicatrizes ou marcas expostas com as quais vocês não se sintam confortáveis! Você deve até estar se perguntando: "Mas não dá pra resolver no Photoshop? Tá com preguiça, meu filho?", e já te adianto que dá sim, claro! O problema é que se você não se sentir confortável durante o ensaio, e/ou ver algumas dessas marcas se a gente te mostrar uma foto na câmera, o mais provável é que você comece a se prender tentando esconder a marca e toda a sinergia do nosso trabalho acaba sendo quebrada. Além do mais, isso pode te custar alguns dias para a entrega das fotos, uma vez que esse tipo de manipulação leva bem mais tempo do que o tratamento regular, e se feito com pressa pode deixar um resultado bastante artificial!


Para finalizar, o cabelo pode seguir a mesma linha simples da maquiagem! Podemos começar com ele solto - se você quiser - e ir prendendo de formas diferentes ao longo do ensaio. Não recomendamos testes de cortes, penteados ou tinturas antes do ensaio, pois eventuais problemas podem acabar gerando o reagendamento da sessão. As unhas - principalmente as das mãos - também merecem cuidado especial, dessa forma garantimos que cada detalhe dos closes vai estar perfeito!


• PARA OS MENINOS: 

Não se esqueçam de aparar a barba da forma que vocês gostam antes do ensaio! Remover pelos agrupados no Photoshop costuma ser mais difícil que apagar uma espinha ou corrigir olheiras!


2 - ROUPAS





"A moda sai de moda, o estilo não" - Coco Channel


Chegou o momento de separar o que vocês vão vestir no dia do ensaio! É importantíssimo preparar tudo PELO MENOS um dia antes para evitar qualquer susto.


A coisa mais importante para o ensaio fluir bem no geral é que vocês estejam confortáveis e que estejam conectados com a gente, por isso vamos às primeiras dicas: quando for montar os diferentes looks do ensaio se programe para aproximadamente uma muda de roupa para cada hora de ensaio, mas no máximo 3! A troca excessiva de roupas durante o ensaio acaba quebrando nossa conexão e a sensação que fica é que precisamos começar do zero se o fluxo das fotos parar o tempo todo. Para garantir o conforto de vocês, recomendo que o primeiro conjunto seja bem simples e confortável e deixar os mais formais para o final! Inclusive já venha com o primeiro look no corpo, dessa forma ganhamos mais tempo de foto ;)


Quando possível, evite roupas excessivamente elaboradas, coloridas e estampadas! Roupas com estampas grandes e/ou coloridas chamam muita atenção além de geralmente não harmonizar com o cenário e com o restante das cores dentro da foto. Pessoalmente nós achamos que roupas claras e brancas tem mais facilidade de encaixar em "qualquer cenário" mas pode seguir o seu estilo lembrando da simplicidade.


Em ensaios de casal é importantíssimo que os dois looks sejam coerentes entre si! Se seu mozão costuma usar camisa listrada com short xadrez e crocs, dá uma forcinha e escolhe as roupas junto pra ficar mais simples e combinando. Na hora de escolher, pense nas cores, no nível de formalidade e acessórios que conversem entre si. Se ainda restar alguma dúvida, manda foto dos looks pra gente que te ajudamos a escolher! A partir daí é só trazer tudo organizado e já montado, dessa forma podemos aproveitar melhor o nosso tempo juntos.


Por fim, não se preocupe demais nas roupas! Lembre-se que o ensaio é sobre você, não sobre as roupas e que a ideia aqui é realmente se divertir durante o ensaio. Temos vários ensaios em que as pessoas não seguiram uma ou outra dica porque era o que elas se sentiam mais confortáveis usando e isso que é o importante!


3 - LOCAL E CLIMA





Ter o local e o clima perfeitos para o dia do ensaio ajuda muito na hora de fotografar, mas não está no topo das nossas prioridades!


Escolher a locação do ensaio é uma parte muito divertida e é algo que pode ditar bastante o rumo das fotos que vamos fazer juntos, mas não é nada com o que você deva se preocupar ao extremo. O local vai ser só um plano de fundo para o registro, então a diferença entre fotografar em um lindo hotel com paisagismo, na praia ou na rua diz mais sobre o estilo do ensaio do que sobre a qualidade das fotos em si. Vale lembrar que ensaios fotográficos fora de Nova Friburgo podem implicar em taxas de deslocamento.


Quase sempre fazemos ensaios externos, mas também adoramos a ideia de fazer em locais fechados como casarões, bares ou algum lugar especial para você(s). Já fizemos um ensaio de casal na escola em que os dois se conheceram, por exemplo. Só tenham em mente que condições de luz baixa podem exigir a utilização de flash, o que reduz bastante a velocidade do ensaio. Lembre-se também que caso o local exija permissão para fotografar ou exija alguma taxa, você precisa deixar tudo isso resolvido antes do ensaio.


Quanto ao clima, nós preferimos quando há a presença do nosso ilustre amigo sol! Nossas fotos costumam ter um tom mais alegre, despojado e divertido, portanto dias extremamente fechados podem dar um clima um pouco mais dramático para as fotos, o que pode não ser o seu desejo. Obviamente não fotografamos em dias de chuva, mas se começar a cair no meio do ensaio a gente tenta achar cobertura e aproveita pra fazer uns cliques na chuva mesmo que fica lindo! ;)


Se o ensaio for um pré-casamento esteja atento para marcá-lo pelo menos 3 meses antes do grande dia. Desta forma teremos tempo de reagendar se for necessário e vocês ainda terão as fotos para decoração!


4 - DURANTE O ENSAIO





Já sei o que você está pensando: "Gente, eu não sei posar nem pra foto 3x4!! O que eu faço?". Pode deixar que a gente resolve!


Imagino que a essa altura você já tenha entendido a importância da conexão entre nós (até porque eu já repeti isso 37 vezes hahaha). Portanto aí vão algumas dicas pra gente garantir que durante o ensaio não role aquele "e agora?":


• Primeiro não precisa se preocupar com as poses! Nós temos o nosso estilo de direção que consegue ir deixando você confortável e mais solta ao longo do ensaio de maneira que as fotos saiam de forma natural. A intenção é que seja um dia divertido e não uma sessão de moda.


• Nós não aconselhamos mais de uma locação e tão pouco um deslocamento excessivo durante os ensaios. Essa troca constante de locação faz com que a gente gaste mais tempo se locomovendo do que fotografando.


Além disso também alertamos sobre a real necessidade de certos objetos genéricos que estão "na moda" como balãozinhos, quadro branco, letreiros, chapéu, suspensório etc*. A gente acredita que a fotografia deve ser algo atemporal e que seu registro deve parecer "atual" mesmo daqui 50 anos e esses objetos acabam datando as fotos. *obs: se você tiver algo que você quer muito no ensaio não exite em trazer, por favor! Nós mesmos adoramos usar luzes de natal como uma fonte de luz alternativa! :)


Nós AMAMOS animais de estimação! Então se quiser trazer seu cachorro, gato, hamster, jiboia amazônica ou seja lá qual parceiro você escolheu amar, por favor traga! Mas não se esqueça de trazer alguém que possa vigiá-lo enquanto o restante do ensaio está acontecendo.


5 - ÚLTIMAS DICAS E CONCLUSÃO





Para finalizar as nossas dicas queremos só te lembrar de duas coisinhas: uma é de beber bastante água no dia anterior para ajudar na hidratação da pele, então aquela churrascada com muita cerveja na noite anterior do ensaio pode não ser a melhor escolha! Além disso também não se esqueça de protetor solar e repelente, principalmente se você tem uma pele sensível. 


Bem, de resto é só confiar na gente e curtir o ensaio! Costumamos brincar que a gente não oferece fotografias, nós oferecemos uma experiência gostosa e divertida e, por um acaso, estamos com uma câmera na mão enquanto isso! hahaha E aí, bora brincar e se divertir nesse dia com a gente? É só se soltar e curtir o resultado depois!